Como observar um eclipse solar com segurança?

Eclipse parcial Solar dia 03 de novembro de 2013 terá uma maior
visibilidade no estado do Ceará.

                             
Em breve teremos o Eclipse parcial Solar. Será visível na parte norte e nordeste do Brasil, sendo o estado do Ceará o maior privilegiado. O Eclipse Solar é uma oportunidade é um evento bastante raro e não é bom perder. Até aí tudo bem, mas você sabe como fazer essa observação de uma forma segura?

NÃO USE ÓCULOS ESCUROS!
Os óculos diminuem a entrada de luz, mais no caso do Sol, não barra toda a luz e ainda permite que uma grande quantidade dela penetre seu olho, o que pode causar danos irreversíveis a sua visão.

NÃO USE FOLHAS DE RAIO X!
Elas não protegem seu olho quanto a entrada de luz, podendo causar danos a sua visão

DICAS PARA UMA OBSERVAÇÃO SEGURA:

Garota Australiana observado um eclipse solar
com uma máscara de soldador.

1) Existe um vidro que você pode comprar em lojas de ferragens que se chama vidro de soldador. Custa menos de R$ 20,00 e permite que você observe o Sol por um período de até 5 segundos seguidos, sem causar nenhum dano a sua visão. O Filtro tem que ser no mínimo o n° 14, ou um mais forte.

2) Essa aqui eu achei em um site e gostei:

“A forma mais segura de observar um eclipse solar parcial ou anular é por meio de projeção. Numa cartolina faça um orifício de cerca de 1 cm de diâmetro. Encoste essa cartolina furada num espelho plano. Ficando ao sol, faça a luz solar refletir num espelho e incidir numa parede à sombra. Lá se poderá ver a imagem do Sol durante o eclipse sem danificar o olho. “
Fonte: NerdsFera

Sol por projeção – 13/04/13 – IFCE campus Fortaleza
Créditos: Paulo Otavio

3) Para quem tem telescópios: Uma maneira segura de observar o evento é por projeção; Aponte o telescópio SEM o auxílio da buscadora para o Sol, logo em depois coloque a ocular que dê menor ampliação (Geralmente é uma de 20mm ou de 40mm). Logo depois projete e imagem em alguma superfície plana de coloração branca (Pode ser um livro, caderno, parede, etc…).

Créditos: Fernando de Pádua Lima

Ou então, compre um filtro solar que se encaixe na frente do telescópio, assim, você poderá olhar diretamente para o Sol com o olho na ocular.

COMPARTILHEM PARA QUE A MAIORIA QUE IRÁ PRESENCIAR ESSE ECLIPSE POSSA LER, JÁ QUE ALGUNS PODERÃO VER SEM A PROTEÇÃO ADEQUADA E ACABAREM COM A VISÃO PREJUDICADA!

Anúncios

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s